31 agosto 2011

TECNOLOGIAS ASSISTIVAS EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS: APLICAÇÃO EDUCACIONAL NO AMBIENTE VIRTUAL

Autor
ROBERT BENICIO DA SILVA ARAUJO (lattes) 

Tipo
ARTIGO 

Local/Data
I Congresso Regional de Educação de Surdos do Delta do Parnaíba - Parnaíba - PI (JUN/2011) 

RESUMO


O objetivo do presente estudo é apresentar a tecnologia assistiva como um recurso facilitador na aprendizagem de alunos surdos, bem como a aprendizagem da língua de sinais por surdos e ouvintes. Baseado nessas tecnologias, professores e alunos surdos poderão proporcionar e ampliar habilidades funcionais de pessoas surdas e conseqüentemente promover vida Independente e Inclusão.
DOWNLOAD



30 agosto 2011

ESTUDO DE IMPACTO AMBIENTAL (EIA) APROVEITAMENTO HIDRELÉTRICO DE ESTREITO RIO PARNAÍBA

Autor
PROJETEC (site)


Tipo
ESTUDO TÉCNICO

Data
DEZ/2009
RESUMO

Este documento tem como objetivo apresentar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e seu respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) do  Aproveitamento Hidrelétrico Estreito e Linha de Transmissão 230 kV, como parte de seu processo de licenciamento ambiental.

O Estudo de Impacto Ambiental, objeto do presente relatório, foi realizado de acordo com o disposto no Termo de Referência emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), em 2005, na esfera do processo de licenciamento Nº 02001.002986/2004-18 e Código da ANEEL - 34.100.020, considerando as disposições da Resolução CONAMA nº 001/1986, do anexo I da Resolução CONAMA nº 237/1997.

O empreendimento em estudo deverá ser instalado nas imediações das cidades de Amarante e Floriano, divisa entre os estados do Piauí e Maranhão, a cerca de 110 km à jusante da Usina Hidrelétrica de Boa Esperança. O reservatório do AHE Estreito será formado abrangendo um trecho do rio Parnaíba com cerca de 71 km de extensão nos municípios de Amarante e Floriano no Piauí e São Francisco do Maranhão e Barão de Grajaú, no Maranhão. O barramento proporciona a formação de um reservatório que, no nível d’água máximo normal, na elevação 101,00m, tem o volume de 308 milhões m3 e a área inundada de aproximadamente 66,33 km2
.
TERMO DE REFERÊNCIA - DOWNLOAD
ESTUDO COMPLETO - DOWLOAD

29 agosto 2011

INFESTAÇÃO DE GOIABEIRAS POR ANASTREPHA FRATERCULUS (DIPTERA: TEPHRITIDAE), NOS TABULEIROS LITORÂNEOS DO PIAUÍ- DITALPI, PARNAÍBA, PIAUÍ.

Autor

FRANCISCO GOMES DOS SANTOS NETO (lattes)
THIAGO COELHO ARAGÃO (lattes)
ANA CLÁUDIA DE ARAÚJO (lattes)
ROSINEIDE CANDEIA DE ARAÚJO (lattes)


Tipo
ARTIGO
RESUMO


As larvas das moscas-das-frutas causam sérios prejuízos à fruticultura, pois se alimentam da polpa dos frutos, tornando-os impróprios para consumo  in natura  e para industrialização (ARAÚJO & ZUCCHI, 2003). Além disso, esses tefritídeos são responsáveis pelo uso de grandes quantidades de inseticidas químicos para seu controle (DUARTE & MALAVASI, 2000). Para CARVALHO et al (2000), a utilização de agrotóxicos na fruticultura deve ser feita sob cuidados especiais, procurando evitar, sempre que possível a aplicação desses produtos, pois nem sempre a ação dos agroquímicos se restringe somente à praga-alvo, nem ao local da aplicação.

28 agosto 2011

UM LUGAR DE MEMÓRIA EM PARNAÍBA: A PRAÇA DA GRAÇA E A FORMAÇÃO DE UM PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL NO LITORAL NORTE DO PIAUÍ

Autor
MARIANA ROCHA AQUINO


Tipo
MONOGRAFIA
Local
Parnaíba - PI

RESUMO


O presente trabalho pretende investigar, por meio da consideração da importância histórico-cultural da Praça da Graça para a cidade de Parnaíba, no litoral norte do estado do Piauí, os modos pelos quais podem ser construídos determinados patrimônios cultural. Entendendo o espaço da praça, localizada no centro da cidade, como um lugar de memória, pretende-se descrever usos antigos e atuais do lugar. Com o intuito de apreender o processo simbólico de construção de espaços privilegiados de  sociabilidade no meio urbano, estas descrições também visam sugerir, por meio das noções de memória, patrimônio e identidade, que o valor histórico-cultural da praça pode ajudar no desenvolvimento de diferentes vertentes de um turismo cultural. Caracterizando-se como uma pesquisa de natureza qualitativa, os procedimentos metodológicos do trabalho obedeceram às orientações de analise através da história oral, Assim, as dinâmicas dos usos da Praça, ajudando a contar parte da história da cidade, faz pensar na idéia de Patrimônio como um bem cultural construído e celebrado coletivamente.

LEVANTAMENTO DE DADOS DOS TRIATOMÍNEOS VETORES INFECTADOS PELO T.CRUZI NO MUNICÍPIO DE ILHA GRANDE DE SANTA ISABEL NO PERÍODO DE 2008 A 2010.

Autores

JÉSSICA BARROS SOUSA
LUANA PEREIRA IBIAPINA COÊLHO
MARIÂNGELA JÉSSICA MOREIRA ARAÚJO
RAFAEL LIMA DA SILVA
RODRIGO ANTONIO ARAUJO SILVA (Currículo Lattes)
IZENEIDE BARROS DE ARAUJO (Currículo Lattes)



Tipo
ARTIGO
Local
Parnaíba - PI


RESUMO

A Doença de Chagas humana (DCH) é uma das patologias de maior relevância em saúde pública devido sua grande incidência em âmbito nacional. Sua principal via de transmissão é através dos triatomíneos (barbeiros) infectados, sendo o agente etiológico o  Trypanosoma cruzi.  Diante da escassez de estudos, constatou-se a necessidade de um levantamento de dados, desta forma a pesquisa tem como objetivo verificar a presença de triatomíneos capturados, examinados e infectados pelo T.cruzi, no município de Ilha Grande de Santa Isabel no período de 2008 a 2010. Os dados obtidos foram coletados através do Programa de Controle da Doença de Chagas (PCDH), encontrados nos registros da Regional de Saúde de Parnaíba e da Secretaria de Saúde de Ilha Grande. Os presentes dados referem-se do número de localidades, unidades domiciliares e aos triatomíneos capturados e examinados apresentando positividade à infecção pelo T.cruzi. Devido uma grande subnotificação da infecção pelo vetor, os serviços de saúde tornam-se prejudicados na elaboração de ações no combate ao mal de Chagas no município.

26 agosto 2011

PERCEPÇÃO DO USUÁRIO HOMOAFETIVO ACERCA DA ASSISTÊNCIA RECEBIDA NOS SERVIÇOS PÚBLICOS DE SAÚDE EM PARNAÍBA – PI

Autor
CÁSSIO NASCIMENTO MARTINS (Currículo Lattes)


Tipo
MONOGRAFIA

Local/data
Parnaíba - PI (JUL/2011)


RESUMO

A homoafetividade  se  manifesta como um padrão de preferência erótico  e emocional por parceiro do mesmo sexo e sua relação com a saúde tem sido motivo de debates e controvérsias no que se refere à prestação da assistência na rede pública. O presente estudo visa conhecer a percepção do usuário homofetivo acerca da assistência recebida nos serviços públicos de saúde através de uma análise teórica e crítica acerca da homoafetividade, da identificação dos motivos da procura pelos serviços de saúde, da descrição da percepção deste público acerca dos serviços públicos de saúde, bem  como da análise da capacitação dos profissionais de saúde sob o ponto de vista do usuário homoafetivo. Trata-se de uma pesquisa quanti qualitativa de caráter exploratório e descritivo realizada com um grupo de apoio à diversidade sexual no município de Parnaíba-PI. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas realizadas com auxílio de um gravador de áudio obedecendo às normas para pesquisa envolvendo seres humanos previstas em lei. As falas foram transcritas na íntegra, agrupadas e, posteriormente, analisadas em categorias específicas para o estudo. A rede hospitalar despontou como a mais procurada pelos sujeitos onde, a assistência no tratamento de infecções respiratórias e para acidentes de transito lideram a lista de motivos da procura. À visão dos voluntários, a lentidão no atendimento e a grande demanda de pessoas configuram como aspectos negativos atribuídos a rede pública de saúde, assim como o despreparo dos profissionais de saúde na prestação da assistência  para este público. Cabe, desse modo,  ao enfermeiro a função de trabalhar em beneficio da construção de um sistema de saúde que alcance, de fato, a universalização da saúde de modo igualitário e humanizado.

21 agosto 2011

A FORMAÇÃO COMUNICACIONAL E A INFLUÊNCIA FOLKCOMUNICACIONAL AOS ESTUDOS DE JORNALISMO NA UNIVERSIDADE R.SÁ, NO SERTÃO DO PIAUÍ

Autores
EVANDRO ALBERTO DE SOUSA (Currículo Lattes)
ORLANDO MAURÍCIO DE CARVALHO BERTI (Currículo Lattes) 

Tipo
ARTIGO


Publicação
X CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO DA REGIÃO NORDESTE
 

Local/data
São Luis - MA (JUN/2008)


RESUMO

Este trabalho é um estudo e uma reflexão acadêmica sobre as atividades de pesquisa universitária realizada entre docentes e discentes no curso de Comunicação Social – habilitação em Jornalismo – da URSA – Universidade R.Sá, em Picos, interior do Piauí. Procuramos mostrar, através dos postulados da teoria da Folkcomunicação como a cultura popular sertaneja é entendida, reverberada e realizada pelos sertanejos piauienses e como vem sendo entendida pela academia. É no Sertão do Piauí, área em que está localizada a universidade, onde os acadêmicos da instituição têm a oportunidade de conhecerem a Teoria e poderem, através da prática, comprovar os postulados de Luiz Beltrão e seguidores da Folkcomunicação, mostrando alternativas de objetos, objetivos, pesquisas e novas metodologias da Pesquisa em Comunicação.

VARIABILIDADE GENÉTICA DA CASTANHEIRA-DO-GURGUÉIA (Dipteryx lacunifera Ducke) E A IMPORTÂNCIA SOCIOECONÔMICA PARA AS COMUNIDADES RURAIS DE ÁREAS DO CERRADO DO SUDOESTE PIAUIENSE

Autor
FRANCISCA SAMARA DE CARVALHO RIBEIRO (Currículo Lattes)


Tipo
DISSERTAÇÃO

Local/data 
Teresina- PI (2010)

RESUMO

A castanheira-do-gurguéia (Dipteryx lacunifera Ducke) ocorre de forma natural no cerrado do  Sudoeste Piauiense, cujos frutos são usados como alimento, na fabricação de sabão, na alimentação de bovino e na medicina doméstica. Além disso, suas amêndoas apresentam excelentes características para o mercado  de nozes. Como a exploração é feita de forma extrativista e existem poucas informações na literatura sobre essa espécie, é indispensável a realização de estudos que contribuam para direcionar estratégias que favoreçam a sua  conservação, avanços no processo de domesticação e uso sustentável. Objetivou-se, neste trabalho, avaliar as características físicas e químico-nutricionais do fruto de 23 genótipos de castanheira-do-gurguéia; avaliar a divergência genética entre os genótipos, e registrar o conhecimento  de diferentes formas de usos da castanheira-do-gurguéia por comunidades rurais do cerrado do Sudoeste Piauiense.

INVENTÁRIO E CARACTERIZAÇÃO DE CAPRINOS DO GRUPO NATURALIZADO GURGUÉIA E SUA RELAÇÃO COM OS PRINCIPAIS GRUPOS GENÉTICOS DO SEMI-ÁRIDO DO ESTADO DO PIAUÍ

Autor
MÁRCIO DA SILVA COSTA (Currículo Lattes)

Tipo
DISSERTAÇÃO

Local/Data
Teresina - PI (2010)


RESUMO

O Estado do Piauí tem o segundo maior rebanho do país, formado principalmente por ecótipos naturalizados. O Sistema Internacional  para a Diversidade dos Animais Domésticos/DAD-IS (http://dad.fao.org/), mantido pela FAO, informa  que o Brasil tem 21 raças de caprinos entre naturalizadas e exóticas, porém,  a maioria não apresentando informações básicas, como a descrição do padrão fenotípico, o número de indivíduos e a aptidão produtiva, como é o caso da Gurguéia. Os caprinos naturalizados presentes no Estado do Piauí carecem de estudo de caracterização genética, de quantificação e determinação da distribuição geográfica. 

ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR: O CASO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

Autores
MARIA DAS GRAÇAS TARGINO (Currículo Lattes)
PAULO DA TERRA CALDEIRA (Currículo Lattes)

Tipo
ARTIGO 

Publicação
XIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação

Local/Data
Recife - PE (JUN/1987)
 
RESUMO

Análise da produção intelectual dos professores da Universidade Federal do Piauí publicada durante os anos de 1984 e 1985, considerando as seguintes variáveis: faixa etária, categoria docente, formação acadêmica, tipo de publicação, autoria única e múltipla, produtividade dos autores, produção de artigos por título de periódicos, idioma dos trabalhos e produtividade por ano de publicação.

MANGUEZAIS DO NORDESTE E MUDANÇAS AMBIENTAIS

Autores

LUIZ DUTRE DE LACERDA
LUIZ PARENTE MAIA
LEONARDO HISLEY UCHOA MONTEIRO
GUILHERME MARQUES E SOUZA
LUIZ JOSÉ CRUZ BEZERRA
MARCELO OLIVEIRA TELES DE MENEZES 

Tipo
ARTIGO 

Publicação
Revista Ciência Hoje

Data
AGO/2006
 

RESUMO

Os manguezais são formações florestais que ocorrem em áreas abrigadas do litoral tropical, no ponto de contato entre o continente e o mar. Essa estreita faixa costeira varia de algumas dezenas de metros no litoral, onde as maréstêm amplitude inferior a 1 m, como no Sudeste brasileiro, a alguns quilômetros de largura, onde sua amplitude é maior que 4 m, como na costa norte do Brasil. Embora sua área seja relativamente pequena, a interface entre o continente e o mar é um dos ambientes mais dinâmicos do planeta. Sua extensão e características ambientais se alteraram drasticamente em virtude dos impactos causados ao meio ambiente pelas mudanças climáticas globais ocorridas ao longo dos últimos milênios.

20 agosto 2011

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-AMBIENTAL DA LAGOA DO BEBEDOURO E BAIRROS ADJACENTES

Tipo: RELATÓRIO
ANO DE PUBLICAÇÃO: 2004
EQUIPE TÉCNICA:

PROFESSORES
Profº. DSc.. LUÍS GONZAGA MEDEIRO DE FIGUEREDO JÚNIOR
Profª. MSc. MAURA REJANE DE A. MENDES
Profª. MSc ROSINEIDE CANDEIA DE ARAÚJO
Profº. MSc. VALDINAR BEZERRA DOS SANTOS

ESTUDANTES
JANAINA DE CARVALHO MIRANDA
AGBERTO DE ARAÚJO CARDOSO
LUIZA SOUZA DA CUNHA FILHA
MARCOS JOSÉ VASCONCELOS DE ARAÚJO
JUAREZ DE SOUZA FONTENELE
ADELADIA ARAÚJO DE SOUZA
ANA CLAUDIA DE ARAÚJO
CARLOS EDUARDO DE SOUZA SILVA
FRANCISCO GOMES DOS SANTOS NETO
TEREZINHA FERREIRA XAVIER
WALISON SALES DE BARROS
LEONARDO COUTO DO NASCIMENTO
MARIA DAS NEVES NUNES FURTADO
DIOCELIO FREITAS DO NASCIMENTO


RESUMO

O presente relatório foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de alunos de graduação da Universidade Estadual do Piauí membros da Empresa Júnior de Agronomia com o apoio de professores,  e  tem por objetivo a caracterização  física e ambiental  da  lagoa do bebedouro e dos bairros Santa Luzia, São Vicente de Paula e Joaz Souza. A realização das atividades referentes ao levantamento de dados em campo na lagoa do bebedouro e área de entorno,  foi  realizada durante o período de 26 de novembro de 2004 e 05 de dezembro de 2004, sendo o relatório-diagnóstico da situação atual da referida área, elaborado com base nos dados de campo e nas   informações  obtidas  em documentos   técnicos  publicados,  além de materiais disponibilizados por órgãos oficiais das esferas municipal e federal.

A POESIA COMO ELEMENTO DE CRIAÇÃO DA ARTE LITERÁRIA

Autor
DANIEL CASTELLO BRANCO CIARLINI (Currículo Lattes)

Tipo
ARTIGO

Publicação
ANAIS DA XXIII JORNADA NACIONAL DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS

Data
2010


RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo analisar o sentido da palavra poesia e a sua influência no ato da criação literária. Parte, inicialmente, do conceito aristotélico para então chegar à essência da expressão metafórica do “eu”, diferenciado em três tipos: “eu-social”, “eu-odioso” e “eu-profundo”. Trata-se de uma análise científica à base de uma pesquisa bibliográfica de críticos literários como Boileau-Despréaux (1979), Moisés (2003), Ivo Korytowski (2008), Bosi (2006), Machado de Assis (1946) e Carlos Bousoño (1966). Verificaremos que a importância criadora do elemento poético para os textos literários reflete-se não no plano estilístico de uma estrutura concreta, mas através do abstrato, em um dado momento imaginativo de produção, ou seja, exteriorização do “eu”, de cuja voz ativa resulta a própria arte literária.

PALAVRAS-CHAVES: Poesia. Literatura. Criação.

DOWNLOAD

Obs: Esse artigo não aborda nenhum local geográfico do estado, mas gostaría de publicá-lo como forma de agradecimento.