Grupos de Pesquisa e Estudos

GesTo - Grupo de Estudos Organizacionais (www)


Atrelado ao curso de Administração da Universidade Federal do Piauí- Campus Ministro Reis Velloso, o GEstO surge em 2009 para consolidar, através de pesquisas científicas com foco nos estudos organizacionais, o conhecimento acadêmico. Como grupo de pesquisa o GEstO une os três eixos: ensino, pesquisa e extensão, de modo que se possa efetuar um trabalho completo, reunindo aprendizado teórico e prático. O GEstO tem como objetivo contribuir para o crescimento e desenvolvimento local a partir de estudos científicos aprofundados de teorias organizacionais e sua aplicação. Em uma formação flexível, as temáticas a serem trabalhadas dizem respeito aos caminhos a serem explorados pelos integrantes do GEstO, que atualmente são: - políticas públicas culturais - políticas públicas de turismo - formas de gestão - terceiro setor - democracia - participação.

O NESC é um grupo de pesquisadores  que nasceu no Centro de Ciências da Educação (CCE), na UFPI e tem a intenção de discutir as temáticas que envolvem a educação, a sociedade e a cultura. Neste grupo, há duas vertentes de pesquisas: a primeira, concentra-se nos estudos sobre Representações Sociais, a segunda prioriza as pesquisas na área de história da Educação. Nesse sentido, serão apresentados, discutidos e divulgados neste espaço, os trabalhos que abordem estas vertentes. Sendo nosso propósito reunir as pesquisas realizadas sobre representações sociais, bem como, a história da Educação no Piauí e no Brasil, por meio deste link. Temos interesses em trocar idéias, fontes, informações, publicar textos, divulgar eventos, realizar pesquisas e assessorias sobre a temática.


O Grupo de Pesquisa Comunicação, Economia Política e Diversidade (COMUM) está inserido no Departamento de Comunicação Social - DCS da Universidade Federal do Piauí. O Grupo é coordenado pela Professora Draª Jacqueline Lima Dourado e conta com cerca de 10 membros associados. As investigações do COMUM são alinhadas à Economia Política da Comunicação, abrangendo principalmente questões relacionais entre o mercado de comunicação, Estado e sociedade. 


O NEPEC é um grupo que desenvolve estudos, produz análises e realiza pesquisas nas áreas de mídia, política e linguagem com finalidade acadêmica, profissional e institucional. Os resultados de suas pesquisas contribuem para uma reflexão acerca da importância da mídia atualmente e enriquece estudos já existentes sobre o tema. O NEPEC foi criado em 2003 e teve sua aprovação pelo SEPEX em 2004. É vinculado a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e tem registro no CNPq desde então. O núcleo é coordenado pelo Prof. Dr. Laerte Magalhães, e conta com jovens pesquisadores, graduandos do curso de comunicação social. Em decorrência da pesquisa, muitos artigos científicos já foram desenvolvidos e apresentados em congressos nacionais e internacionais.


O GRUPO DE MATERIAIS E DE BIONANOTECNOLOGIA DA UFPI é formado por pesquisadores tanto da área de física quanto da área de química do Centro de Ciências da Natureza da Universidade Federal do Piauí. Esta união de pesquisadores de diferentes áreas confere ao grupo grande versatilidade, permitindo a atuação em diversos temas de interesse atual, tais como: biotecnologia, nanociências, síntese de novos materiais e energias alternativas. O grupo conta com projetos em temas como: polímeros semicondutores, biodisel, desenvolvimento de biosensores com materiais nanoestruturados e, mais recentemente, tem começado a atuar na área de dispositivos fotovoltaicos ou células solares orgânicas. Conta com diversas técnicas de caracterização: ELÉTRICAS - AC e DC (fontes de corrente, eletrômetros digitais e analógicos, fontes de alta e baixa tensão, osciloscópios, fonte SOLARTRON e um potenciostato); TÉRMICAS - DSC e TG; MECÂNICA - DMA; metalizadora em alto vácuo para confecção de dispositivos, e em implementação um laboratório de propriedades ÓPTICAS (esfera integradora, fotoluminescência) e um laboratório de síntese (disposição de diversos gases, capelas, estufa a vácuo e balanças analíticas). Contamos também com diversas técnicas de apoio para caracterização química tais como: Cromatografia Gasosa e Líquida e em processo de montagem um espectrômetro RMN de 400mHz. Estas técnicas experimentais permitem a atuação do grupo nos programas de Pós-Graduação em Física e Química e no programa de Iniciação Científica do CNPq e da UFPI, formando alunos em áreas multidisciplinares.


Em 20 de novembro de 1995, o ÍFARADÁ foi aprovado por Resolução do Conselho Universitário da UFPI. A sede do núcleo é na Sala nº. 386, localizada no Centro de Ciências Humanas e Letras da UFPI. Ao longo de quatorze anos o ÌFARADÁ vem desenvolvendo pesquisas e várias atividades sócio-políticas, educativas e culturais procurando discutir com a sociedade piauiense e brasileira problemas relacionados à população afrodescendente e promovendo o fortalecimento da auto-estima dos afrodescendentes através da divulgação da história, da educação e da cultura africana e afrodescendente, produzindo através de seus membros, várias pesquisas de Iniciação Científica, monografias de Conclusão de Curso, Dissertações e Teses na área da afrodescendência, além de palestras, cursos de extensão e 1 (um) curso de especialização em Cultura Afrodescendente e Educação Brasileira. Desenvolveu projetos de extensão, participando de programas como Políticas da Cor na Educação Brasileira (Laboratório de Políticas Públicas da UERJ) em 2002 e UNIAFRO (MEC) em 2006 e 2008.


NEC é um órgão vinculado ao Departamento de Ciências Sociais (DCIES / CCHL) e à Coordenação Geral de Pesquisa (CGP/PRPPG) da Universidade Federal do Piauí - UFPI, voltado para o desenvolvimento de pesquisa, assessoria, consultoria e capacitação de recursos humanos. Tem como parceiros a Secretaria Nacional de Segurança Pública para implementação da Rede Nacional de Segurança Pública (RENAESP), uma das políticas públicas implementadas no país. O referido Núcleo foi criado em 25 de novembro de 2004, através da Resolução nº 182/04-CEPEX/UFPI. É composto por docentes-pesquisadores e técnicos com especialização, mestrado e doutorado nas áreas de Sociologia, Antropologia, Política e Serviço Social, além de profissionais e alunos dessa referida área de estudo.O NEC tem como objetivos a elaboração de pesquisas, organização de eventos, assessorias e consultorias técnicas, realização de cursos e capacitações relacionadas às dinâmicas sociais, culturais e políticas dos problemas contemporâneos, sejam eles voltados para fins administrativos, científicos e culturais. Linhas de pesquisas:Diferenças, diversidade e dinâmicas culturais;Estado, sociedade e dinâmicas políticas;Movimentos sociais, desenvolvimento e políticas públicas;Gênero, família e relações de poder .



O grupo tem como objetivo o desenvolvimento de princípios efetivos de classificação e reconhecimento de singularidades reais e complexas, o estudo de seus invariantes e da sua topologia. O grupo interage com pesquisadores de outras instituições, entre elas, o IBILCE-Unesp/Rio Preto, o ICMC-USP e a Universidade Federal do Ceará. Alguns trabalhos do grupo têm contribuído para o desenvolvimento de linhas de pesquisa da teoria de singularidades, dentre as quais: Topologia de variedades singulares e invariantes associados às singularidades; Trivialidade topológica e equisingularidade de famílias, Equisingularidade de germes de aplicações e invariantes, Relações entre poliedros de Newton e invariantes de singularidades.


Foi criado através de projeto aprovado por meio da Chamada Pública MCT / FINEP / Ação Transversal - TIB - 02 / 2006 - Rede NIT-NE (UFBA, UFPB, UFS, UFC, UFPI, CEFET-BA, SENAI-CIMATEC-BA e CISE) - REDE NIT-NE / FINEP, com o objetivo de gerir a proteção da Propriedade Intelectual na UFPI. Propriedade Intelectual é um conjunto de direitos que incidem sobre a criação do intelecto humano. Assim, o NINTEC-UFPI ajudará o inventor / pesquisador a proteger sua propriedade intelectual, defendendo-a de práticas inapropriadas das atividades comerciais e industriais e da concorrência desleal, assegurando ao detentor do conhecimento o privilégio de sua exploração. O NINTEC-UFPI se encontra diretamente relacionado às etapas de apoio, estímulo e ampliação de pesquisas na Instituição, com o intuito de identificar as tecnologias comercializáveis e estimular a solicitação da proteção, licenciamento e transferência dessas tecnologias.

NAP - Núcleo de Antropologia Pre-Histórica

O Núcleo de Antropologia Pré-Histórica, setor ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Piauí, foi instituído em 1978 por iniciativa da pesquisadora Niède Guidon. A finalidade do NAP é desenvolver atividades no âmbito da pesquisa, do ensino e extensão, ligados às áreas de Arqueologia e Ciências afins. Durante as duas últimas décadas atuou de forma direta no levantamento do potencial arqueológico do Estado, resultando no desencadeamento do processo de conscientização relativo à preservação do patrimônio arqueológico, e, por extensão, do natural e do edificado. Mais de 500 sítios já foram cadastrados nos últimos anos fora da área do parque Nacional Serra da Capivara. O NAP atua também na conservação dos sítios portadores de registros rupestres (pintura e gravuras) dos Parques Nacionais já instalados no Piauí, bem como nos de outros estados (GO,RN). A filosofia de trabalho do núcleo é pautada na valorização da autoestima do piauiense, na medida em que procura evidenciar, estudar e conservar o rico patrimônio arqueológico de que é detentor o estado do Piauí visando, assim, auxiliar na abertura de novas formas de desenvolvimento regional. Nessa mesma linha o NAP integra alunos provenientes de diferentes cursos da UFPI que, de maneira interdisciplinar, têm contato com a pesquisa arqueológica.

NEPEM - Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Mulher e Relações Sociais de Gênero.

É um núcleo interdisciplinar e interdepartamental de estudos, pesquisas, publicações, debates e extensão da Universidade Federal do Piauí, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação como órgão suplementar, criado através da Resolução N° 80/96 de 12 de dezembro de 1996 pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão desta instituição. Tem por objetivo promover estudos sobre relações sociais de gênero e mulher, com enfoque na realidade brasileira e em especial piauiense, contribuindo para o reconhecimento da cidadania e de igualitárias entre homens e mulheres.

TROPEN - Núcleo de Referência em Ciências Ambientais do Trópico Ecotonal do Nordeste.

É um núcleo de pesquisa interdisciplinar, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação como órgão suplementar, criado através da Resolução N. 003/96, de 13/03/1996, pelo Conselho Universitário da Universidade Federal do Piauí. Tem como objetivo desenvolver os Programas Especiais de Pesquisa, exercendo o papel permanente de um centro de referência acadêmica em termos de ciências ambientais no estado do Piauí, através da integração dos diversos órgãos pertencentes ou não à UFPI e que desenvolvam atividades ligadas à área. Atualmente, é composto por professores pesquisadores, em regime de tempo parcial, de vários centros de ensino (Centro de Ciências da Natureza, Centro de Ciências Humanas e Letras, etc.), além de contar com a consultoria voluntária de professores pesquisadores de todos os centros de ensino. O TROPEN também desenvolve atividades relacionadas à formação de recursos humanos em nível de pós-graduação.

GEEA - Grupo de Estudos em Epistemologia Analítica
O GEEA, criado em 2007 sob a coordenação do Prof. Dr. Emerson Carlos Valcarenghi do Departamento de Filosofia da UFPI, discute problemas da Epistemologia Analítica ligados à disputa internalismo vs. externalismo na epistemologia analítica contemporânea, propostas de resolução ao problema de Gettier, argumentos céticos, etc. O GEEA conta com a participação de acadêmicos do curso de filosofia da UFPI, como também de mestrandos do Mestrado em Ética e Epistemologia desta mesma IES.