21 setembro 2011

ACESSIBILIDADE DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS FISICAS (CADEIRANTES) NAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DE TERESINA PIAUÍ

Autor
ANA CRISTINA DE ASSUNÇÃO XAVIER(lattes)

Tipo
ARTIGO


Data
2008

RESUMO
A inclusão é o processo de inserção de pessoas com deficiência no âmbito social, no entanto políticas públicas garantem essa implantação baseada em leis que lutam pela igualdade e pelo direito á educação para todos. A LDB/96 assegura esse direito ás pessoas com necessidades educacionais especiais, exigindo adequações de currículos, métodos, técnicas e físicas. Precisamos então conhecer essas pessoas que vivem a nossa volta, Entre estas, temos os cadeirantes (deficiente físico), os quais nos levaram a realizar esta pesquisa que tem como objeto de estudo a acessibilidade de alunos com necessidades especiais físicas nas universidades públicas de Teresina. A inclusão de alunos com necessidades físicas no campo da  educação envolve um processo de reforma e reestruturação das  universidades  como um todo. Assim partimos do problema: estão as universidades públicas de Teresina adaptadas para a inclusão de deficientes físicos (cadeirantes)? Portanto parece algo muito simples a acessibilidade, no entanto questionamos se as universidades públicas dispõem de acesso adequado para estas pessoas. Para confirmamos esta acessibilidade temos como objetivo analisar as estruturas físicas das universidades públicas quanto à inclusão de pessoas com  deficiência física  (cadeirantes). Neste intuito realizamos pesquisa qualitativa, por meio de observações dos aspectos físicos das universidades e entrevistas semi-estruturadas em uma população de professores, vigilantes e alunos cadeirantes. Tivemos como aporte teórico Mantoan (2005); Werneck (1997); Trivinos (1987); Blanco (2000), entre outros. Os resultados obtidos na coleta de  dados nos levaram a considerar que estas universidades ainda não estão totalmente adaptadas para a inclusão e o simples acesso a estes cadeirantes na quais as Leis garantem.

DOWNLOAD

Nenhum comentário:

Postar um comentário