06 dezembro 2011

OS SABERES DOCENTES NO CONTEXTO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR NA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Autores
CLEIDINALVA MARIA BARBOSA OLIVEIRA (lattes)
JOSÉ AUGUSTO DE CARVALHO MENDES SOBRINHO (lattes)
Tipo
ARTIGO
Evento
VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD 2011.
 
Local
Ouro Preto, outubro 2011 

RESUMO
O presente estudo tem como objetivo refletir sobre os saberes mobilizados na prática pedagógica do professor na modalidade de Educação a Distancia. O professor que atua na EaD, ao interagir com sua prática, depara-se com vários questionamentos, levando-o a repensar sua atuação e seus saberes. Devido a esta nova situação na prática pedagógica da ação docente desenvolve habilidades e competências para lidar com essa realidade. O artigo é fruto de uma dissertação que aborda o tema em questão, um estudo de cunho descritivo, qualitativo, realizado no Centro de Educação Aberta e a Distância da Universidade Federal do Piauí,com professores autores e professores de disciplina. A dissertação toma como referencial teórico autores que abordam os saberes docentes como Tardif (2008), Pimenta (1999, 2005), Freire (1996), Perrenoud (1997), Nóvoa (1999, 2002, 2010). Já para levantamentos de dados  inerentes a EaDse baseou em Nunes ( 2009), Preti (2010), Pereira e Moraes (2009), Costa e Zanatta (2008), Alves (2009), Fiorentini, (2003), Valente (2002), e ainda, Triviños (2009),Jossó (2004), Souza (2006a,b, 2008a,b), Bertaux (2010), e Zabalza (2004), para fundamentar a análise dos dados coletados. O estudo possibilitou verificar as mudanças ocorridas na pratica pedagógica do professor, bem como a imposição de um novo perfil de professor, porém, pela ausência de uma formação adequada, o professor acaba transportando sua prática presencial para a modalidade EaD. Nesse conflito, coloca o docente em um estagio de conhecimento de si e de ressignificação da sua prática, e como os professores não possuem os saberes curriculares voltados para a EaD, ficando por desenvolver seus conhecimentos através da mobilização dos seus saberes experienciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário